PRPPG pede que servidores mestres e doutores do Ifes façam cadastro no SigFapes
Cadastro é essencial para garantir o maior número possível de bolsas da Fapes, conforme aconteceu em 2015. Aceite para integrar projeto do Ifes também é fundamental.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) está pedindo novamente que todos os servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) que tenham título de mestre ou doutor (ou acima) façam o cadastro no SigFapes, sistema da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Da mesma forma como ocorreu em 2015, o número de bolsas de iniciação científica captadas junto à fundação será diretamente relacionado ao número de mestres e doutores cadastrados e incluídos na proposta institucional do Ifes, que foi criada e está sendo gerenciada pela PRPPG dentro do sistema.
Quanto mais bolsas a instituição conseguir captar, mais estudantes poderão ser beneficiados para desenvolver suas pesquisas ao longo de um período de 12 meses, ressalta o diretor de pesquisa do Ifes, André Assis Pires. Ele pede que todos os não cadastrados acessem o sistema no http://www.sigfapes.es.gov.br/ e façam o seu registro até o dia 8 de julho. O encerramento do prazo da Fapes será no dia 13 de julho, mas é necessário que a equipe da pró-reitoria tenha tempo hábil para fazer a inclusão de todos os cadastrados na proposta institucional.
Além disso, é preciso que todos os mestres e doutores incluídos aceitem integrar a proposta. Assim, André destaca que é fundamental a atenção de todos os cadastrados para que acessem o SigFapes periodicamente e concordem com a inclusão. “Pedimos a todos que nos ajudem para que consigamos captar o maior número possível de bolsas”, afirmou André. Ele lembra que, na hora do aceite, a Fapes exige que o servidor coloque o link do currículo Lattes e faça também upload do documento em PDF.
Até a última sexta-feira (1º), havia cerca de 1.000 mestres e doutores do Ifes cadastrados no SigFapes. Entretanto, apenas 603 já tinham aceitado fazer parte da proposta institucional no sistema. “Antes de submeter o projeto à Fapes, na data final, teremos ainda que processar os dados e remover aqueles que não aceitarem, pois a fundação não receberá a proposta desse jeito”, explica André. A estimativa, confrontando com dados do Stela Experta, que utiliza informações da Plataforma Lattes, é que existam pelo menos mais 400 mestres e doutores do Ifes não cadastrados.
Acesse a página de cadastro do SigFapes.
Redes Sociais